Tema 1 – Contratos de Concessão

Workshop

Contratos de concessão

Realizado no dia 15 de setembro de 2021, o tema inaugural da nossa série de workshops sobre tributação e contabilidade, Contratos de Concessão, contou com a apresentação de Diego Miguita (VBSO), Diogo Olm Ferreira (VBSO) e Eduardo Flores (Prof. Dr. FEA/USP; membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis e do IFRS Advisory Council).

No vídeo do encontro e no material de apoio, os seguintes assuntos foram abordados:

  • Panorama geral da mudança de paradigma contábil: do ativo imobilizado ao ativo financeiro (de contrato) e ativo intangível
  • Reconhecimento inicial e mensuração das transações cobertas pela ICPC nº 01 e pela OCPC nº 05 – Contratos de Concessão

Interface entre a normatização contábil e a legislação tributária: como é apurado o IRPJ, CSL, PIS e COFINS nos projetos de infraestrutura / concessão?

Questões controvertidas da atualidade: o que está abrangido no escopo da ICPC nº 01 / OCPC nº 05, mas que gera dúvidas na disciplina tributária (reequilíbrios; prorrogação de prazos; indenizações; ajustes contratuais etc)?

Em complemento à compreensão do tema, convidamos Felipe Sande, professor da Fundação Instituto de Pesquisa – FIPE e mestre pela FEA/USP, para uma conversa sobre modelagem econômico-financeira de concessões e PPPs, tema em que a sua atuação profissional é amplamente destacada no mercado. Confira o podcast abaixo!

Em complemento ao material de apoio do workshop, disponibilizamos material preparado por Felipe Sande sobre modelagem econômico-financeira de PPPs e concessões, abordando a sua relação com as IFRS e os impactos tributários. Vale a pena conferir!

Felipe Sande é uma das maiores referências brasileiras em modelagem econômico-financeira de PPPs e Concessões. É economista e contador pela FEARP-USP, mestre em administração com ênfase em finanças pela FEA-USP), é coordenador do curso de Modelagem Econômico-Financeira de Projetos de Concessão e PPPs da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (FIPE). Certificado CP³P-F. Desde dezembro de 2012, atua como consultor e professor da FIPE, principalmente na modelagem econômico-financeira de projetos para diversos setores da infraestrutura.

Material de apoio

Baixe o PDF

Podcast

Material Extra

Modelagem econômico-financeira

Efeitos INRFB 1700